O Acolher segue levando atendimento aos territórios indígenas cearenses. Nesta sexta (12), os serviços de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio jurídico acontecem no município de Itarema, voltados para o povo Tremembé. A ação será realizada na Escola Indígena Tremembé Tapera (Vila Tapera, Itarema), a partir das 9h.
Atualmente, cerca de 5.000 indígenas Tremembé vivem em Itarema, majoritariamente no distrito de Almofala e na Terra Indígena Córrego João Pereira. Entre as características da etnia se destaca o torem, dança sagrada e ancestral do povo tremembé, totalmente particular deste povo e considerada um símbolo de resistência.
Esta é a primeira vez que o Acolher vai para Itarema. Os atendimentos acontecem na edição especial em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado neste mês de abril, e que vem levando serviços para povos originários de diferentes municípios cearenses. A ação teve início na última semana, beneficiando a população indígena de Caucaia.
A edição especial indígena é promovida pela Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com a Secretaria dos Povos Indígenas, e outros órgãos estaduais. A iniciativa segue no dia 19 de abril, em Maracanaú, atendendo ao povo Pitaguary, e será concluída no dia 26 de abril, no município de Monsenhor Tabosa, onde beneficiará os povos Gavião, Potyguara, Tabajara e Tubiba-Tapuia.
Serviço
Projeto Acolher leva serviços para comunidade indígena de Itarema
Data: 12 de abril
Horário: 09h às 16h
Endereço: Escola Indígena Tremembé Tapera – EIT Tapera (Vila Tapera, Itarema, Ceará)